sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

INVESTIMENTO EM AÇÕES: COMO INVESTIR E COMO EVITAR OS PRINCIPAIS ERROS

artigo extraído do www.seuconsultorfinanceiro.com.br

Muitos acreditam que para poder aplicar na bolsa é preciso possuir grandes volumes financeiros e ainda ter acesso a complexos relatórios fundamentalistas, ou possuir muito tempo para acompanhar o mercado. Completo engano de iniciante, pois a possibilidade de altos retornos fornecida pelo investimento em ações é destinada a qualquer valor financeiro, de aplicações de milhões a apenas 200 reais, e com o conhecimento da análise gráfica (também conhecida como análise técnica) o investidor consegue identificar pontos de compra e venda sem ter que acompanhar o mercado e sem a necessidade de receber relatórios interpretativos, e em alguns casos suspeitos.

MERCADO FRACIONÁRIO

Com a existência do mercado fracionário, as ações das empresas são negociadas em quantidades reduzidas, já que no lote padrão as mesmas são negociadas, geralmente, em lotes de 100 ações.

Com isso uma empresa com ação cotada a 30 reais, possui lote padrão com valor em R$3.000,00, no entanto quem quiser aplicar 300 reais nessa ação poderá comprar 10 ações do lote fracionário.

CUSTOS DE CORRETAGEM

A taxa de corretagem é a taxa paga à corretora por intermediar uma ordem de compra ou venda de ações. Alguns iniciantes acreditam que a taxa de corretagem é tabelada, e calculada de acordo com a antiga tabela Bovespa utilizada por muitas corretoras, a qual é a mais cara praticada pelo mercado e se baseia em uma fórmula com taxa variável e taxa fixa.

Atualmente são encontradas cobranças de taxas de corretagem com apenas o valor fixo de 10 reais por ordem, ou variáveis de apenas 0,3% sobre o valor da operação.

FORMA DE ANÁLISE

Para se conseguir escolher as melhores empresas e comprar e vender em bons momentos não é preciso ter uma equipe de analistas ou ter acesso a informações privilegiadas. Com o advento da informática e a divulgação de gráficos das ações, temos acesso a todas as ferramentas necessárias para analisar graficamente as melhores ações e qual o melhor momento de comprar e vender essa ação. Com isso recomenda-se o estudo da Análise Gráfica / Análise Técnica. A partir dessa análise, consegue-se identificar momentos de reversão do preço, como também identificar se a ação está em tendência de alta ou de baixa.

TEMPO DE APRENDIZADO

É provável que ao iniciar a aplicar em ações, o investidor poderá obterá mais perdas do que ganhos, pois um período de aprendizado é extremamente necessário. Com isso o simulador de ações é a melhor ferramenta para adquirir experiência sem auferir prejuízo, aliado a muito estudo, através de livros e cursos.


PRINCIPAIS ERROS DO INVESTIDOR INICIANTE EM AÇÕES
Quem inicia a operar no mercado de ações costuma cometer certos erros constantemente verificados entre os investidores. Explicado principalmente pela psicologia, esses erros necessitam ser identificados e controlados, para que, após evitá-los, se consiga resultados positivos e constantes.
Os principais erros são:
1. falta de humildade – o operador lê dois livros de análise gráfica e acha que já sabe tudo;
2. excesso de otimismo e falta de disciplina – considera que, com toda a certeza, a operação será lucrativa e não utiliza o stop (operação de venda que interrompe a perda em seu início);
3. sem metodologia – mudanças constantes na forma de operar e dos indicadores utilizados;
4. informações em excesso e o viés de confirmação – o investidor procura ter conhecimento de todos os dados disponíveis, onde os mesmos geram muita confusão, além de existir diferentes interpretações. Há também o viés de apenas reconhecer as informações que estariam de acordo com seu entendimento;e
5. compra na alta e venda na baixa – atraído pela euforia do mercado a compra é efetuada, e apenas após consecutivas quedas, e contagiado pelo pânico, a venda com grande prejuízo é realizada.

O investidor que quer obter lucros significativos e constantes, e apenas pequenos prejuízos esporádicos, necessita de certo período de aprendizado (através de livros e cursos), definir sua metodologia, operar de acordo com apenas o que vê no gráfico, e aplicar a máxima da análise técnica / análise gráfica, que é, maximizar o lucro e minimizar o prejuízo, localizando sempre, de acordo com o gráfico, os melhores pontos de entrada e saída.

Leandro Martins, economista com MBA em finanças pela USP e mestrado em economia na França. Profissional de Investimento certificado com o CNPI, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro”. Instrutor dos cursos “Intensivo Análise Gráfica” e “Day Trade”, que ministrará em Ribeirão Preto nos dias 14 e 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário